Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Um trabalho de heróis. APA-Uberlândia-MG

Doe para a APA - Uberlândia. Contas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Doe para a APA – Uberlândia. Contas no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

Transcrição do vídeo: Um trabalho de heróis – APA

“A questão é: Possuem razão. Nem: Conseguem falar: Podem sofrer?” Jeremy Bentham (1789)

Créditos:

Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Faculdade de educação – FACED

Comunicação Social – Jornalismo

Projeto interdisciplinar em comunicação III

APRESENTA:

Um trabalho de heróis. Associação de Proteção Animal – APA

” A organização mundial da saúde estima que só no Brasil existam 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes ha um cachorro, destes 10% estão abandonados.” (Fonte: UOL-2013)

” A estimativa é que existam cerca de 7 mil animais abandonados atualmente em Uberlândia. São registrados de 8 a 12 denúncias de maus tratos diariamente somente nas cidades, mas nem todas conseguem ser averiguadas por falta de apoio”. (Fonte: APA – 2012)

Associação de Proteção Animal – APA

Imagens do local.

“A Associação de Proteção Animal (APA) foi fundada em 1996″.

No começo eram seis, sete amigos. Ela foi fundada para reunir alguns animais que não tinham lar, que tinham sido atropelados. Em 1998, recebeu a doação de uma chácara, na qual construiu 12 unidades de abrigos para animais recolhidos nas ruas”. Fonte: (Elson Torres, relações institucionais – APA)

Imagens da APA

“A partir do momento que em 2001 fomos nomeados utilidade pública, nós fazemos algo que o município deveria estar fazendo. Tivemos algumas doações ao longo destes 10 anos, mas não é uma coisa fixa. Só nomear ela como utilidade pública não tem muito propósito, não vai ajudar só ter outro nome”. Fonte: (Elson Torres)

Imagens APA

“O município atende o que está no estatuto, o que está na lei. Só que no Centro de controle de zoonoses há o sacrifício de animais e eles também cuidam de dengue, de epidemias, de uma série de coisas. Então o foco não é, nunca foi e nunca vai ser cuidar de animais”. Fonte: (Elson Torres)

Imagens APA

“Aqui os animais passam por um tratamento se eles tiverem sido abandonados, sofrido maus tratos para depois serem doados”. Fonte: (Patrícia – Veterinária da APA)

Imagens da APA

“Nós temos uma parceria com a UFU, com o hospital veterinário. Então em casos mais graves, como cirurgias por exemplo, a gente encaminha para lá. Alguns exames também são feitos lá. O tratamento dos animais do hospital veterinário da UFU é gratuito, inclusive os medicamentos utilizados lá. Alguns casos mais graves que necessitam de internação também. Hoje, 90% dos animais da APA são castrados, todas as castrações foram realizadas lá”. Fonte: (Patrícia Galante – Veterinária da APA)

Imagens APA

“A nova administração da APA contam com 14 núcleos ou pastas que são; os setores de adoção, doação, financeiro, relações institucionais, saúde, fan page, manutenção, arrecadação, comunicação, bazar, denuncias de maus tratos, conselho fiscal, diretoria administrativa e executiva. Cada departamento cuida de uma parte específica. Todo mundo lá e mesmo nós da diretoria somos voluntários. Não recebemos nenhum centavo, muito pelo contrário, agente da diretoria tira do próprio bolso”. Fonte: (Elson Torres)

Imagens APA

“Hoje em dia, a maior parte do trabalho que a gente tem na APA é trabalho voluntário. E é uma batalha. Toda semana agente conversa entre si para saber como fazer para trazer mais voluntários para diversas coisas […]

Imagens APA

[…] o voluntário não é só vir aqui e ajudar agente a limpar, tem milhões de maneiras de ajudar a APA”. Fonte: (Carolina Vieira – Voluntária)

Imagens APA

“Nós temos um sistema de boletos para os voluntários pagantes. Aqui tem os voluntários financeiros e os voluntários que vem ajudar na limpeza ou no recolhimento de doações, remédios; voluntários de vários tipos”. Fonte: (Thiago Silva – tesoureiro do departamento financeiro)

Imagens APA

“Para mim, o mais gratificante é quando vem uma família com crianças e adota um cachorrinho aqui, ou quando vem e adota um gato adulto. Para mim é a hora mais feliz, quando eles saem daqui adotados”. Fonte: (Carolina Vieira – Voluntária)

Imagens APA

“Antigamente eu ficava com receio de vir aqui e chorar muito (…) até que um dia, no carnaval eu falei: vou lá. Cheguei aqui, e a hora que eu vi eu falei: Amanhã estou de volta. A partir disto todo sábado e domingo eu estou aqui[…]

Imagens APA

É como se fossem meus entendeu? Você cria um vínculo”. Fonte: (Alessandra Ferreira – Voluntária)

Imagens APA

“Aqui na APA é amor mesmo que a gente tem com os animais, sabe? Eu estava cansada de só sentir dó, sentir dó… e eu resolvi fazer alguma coisa”. Fonte: (Paula Fernandes – Voluntária)

Imagens APA

“Eu vim aqui ha 1 ano atrás e a situação da APA era muito precária. A condição de saúde dos animais é muito debilitada. E ver a evolução desse processo, ver que a APA está mais receptiva, que a gente tem uma situação de estrutura melhor para receber os voluntários, a gente tem uma situação da saúde dos voluntários melhor também[…] isso é a única gratificação que a gente tem”. Fonte: (Thiago Silva – Tesoureiro)

Imagens APA

“Eu era voluntário como qualquer pessoa que vai à APA. A gente levava 1 quilo de ração num dia, em outro você fica lá para limpar, noutro dia você ia lá para uma feirinha de adoção.” Fonte: (Elson Torres)

Imagens APA

“Se a população se conscientizasse, você teria grande parte desse problema resolvido. Eu acho assim tem muita gente que ajuda e ajuda muito. Mas tem muita gente que dá as costas para os animais e tem um descanso muito grande”.  Fonte: (Elson Torres)

Imagens APA

“É um trabalho muito difícil, muito cansativo mas é realizador. É muito bom, porque você vê o resultado do trabalho, você vê o animal se recuperar, você vê um animal mais feliz.” Fonte: (Patrícia Galante – Veterinária da APA)

Imagens da APA

“Eles me ensinaram o significado da lealdade e a nunca esquecer aqueles que amamos”. Fonte: (Sempre ao Seu Lado)

Site da APA: www.apauberlandia.org.br

Baner: Nosso melhor amigo precisa muito de sua ajuda – precisamos muito de sua ajuda, doe o trabalho precisa continuar.

Baner: A violência não faz bem pra ninguém, eduque, oriente e se for preciso denuncie.

Baner: URGENTE – Não tem nada pior que a fome, a APA usa todos os dias 5 sacos de 15 quilos, precisamos de ração sempre, principalmente de filhotes.

Trabalho realizado na disciplina Projeto interdisciplinar em comunicação III – Setembro de 2013.

Produção de fotografia, produção de entrevista e roteiro:

Giovana Silveira

Lais Farago

Leidiane Campos

Nayane Dominique

Nayara Ferreira

Edição: Nayara Ferreira

Trilha sonora:

Fix you – Coldplay (instrumental cover)

Paradise – Coldplay (instrumental)

Pesquisa de Bibliografia – Não houve condições de ser transcrita para este local.

Orientação específica:

Foto jornalismo – Prof. Dr. Gerson de Sousa

Psicologia aplicada ao jornalismo – Prof. José de Oliveira.

Técnicas de reportagem, entrevista e redação jornalística – Profª. Drª. Sandra Sueli Garcia de Sousa.

Teoria da comunicação II – Profª. Patrícia Amaral.

ORIENTAÇÃO GERAL – Christiane Pitanga

AGRADECIMENTOS:

“Pela gentileza, pela disponibilidade e pelos esforços, agradecemos aos voluntários que unidos mantem o belo trabalho realizado na Associação de Proteção Animal.”