Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Seleção canarinho, camisa canarinho o que os canários tem haver com futebol.

Hoje vi uma pessoa vestindo a camisa da seleção brasileira de futebol e primeiramente pensei, porque esta pessoa estava vestida assim em um dia que não tem jogo do Brasil, em plena terça-feira? Bom, esta pessoa passou por mim, não perguntei a ela o porquê mas, fiquei com outra dúvida na cabeça. Porque a seleção brasileira de futebol tem o apelido de “Seleção Canarinho”. Resolvi buscar a resposta na internet e achei o que eu considero a melhor resposta.

Segundo o site: http://clikaki.com.br o que acontece com este fato é o seguinte.

Para sabermos a resposta, nós precisamos voltar ao início da história da seleção brasileira. Até a copa de 1950 – primeira Copa do Mundo sediada no Brasil – a seleção utilizava camisas de cor branca com gola azul como principal uniforme, porém isso mudou depois daquela copa que ficará marcada para sempre na mente dos brasileiros. Em 1953 a CBF decidiu mudar as cores da seleção brasileira.

Para isso, foi realizado um concurso nacional, onde a exigência era criar um novo uniforme que tivesse as quatro cores da bandeira nacional. O grande vencedor foi Aldyr Garcia Schlee, um jovem gaúcho de 19 anos, dele veio a ideia do uniforme de utilizar uma camisa amarelo-canário com detalhes verdes e calção azul.

camiseta canarinho da seleçao

Camisa da seleção canarinho.

O uniforme desenhado por ele fez sua estreia na Copa do Mundo da Suíça em 1954, onde a seleção brasileira acabou recebendo o apelido “Seleção Canarinho”, graças ao saudoso radialista brasileiro Geraldo José de Almeida.

O apelido foi abraçado pela torcida e acabou pegando, por isso ele é até hoje utilizado como o apelido oficial da seleção mais vitoriosa de todos os tempos.

E o canário, quem é essa figura tão ilustre para os brasileiros.

canario belga

O canarinho símbolo da seleção brasileira de futebol.

canário (Serinus canaria), também conhecido como canário-da-terracanário-do-reino, ou, popularmente, canarinho é um pequeno, pássaro canoro membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome das ilhas vem da palavra em latim canaria que significa “dos cães”, já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário-do-reino foi dado em oposição ao canário-da-terra, pois os canários eram levados por piratas e navegadores como presentes aos reis europeus.

Características

 

É um pássaro com um comprimento total de 12,5 centímetros e com um comprimento de asa de 71 milímetros. A sua plumagem é geralmente amarelada com a parte inferior do ventre de cor clara.

As fêmeas têm uma coloração semelhante, mas mais acinzentada e menos brilhante.

O acasalamento ocorre entre Março e Junho dependendo das condições atmosféricas e a postura é de quatro a cinco ovos que têm um período de incubação de 15 dias. O ninho colocado, geralmente, a entre 4 e 6 metros do solo entre ramos de loureirospinheiros e grandes tojos arbóreos, é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas. Aparece muitas vezes atapetado por líquenes, pêlos e penas. O macho não colabora na incubação mas quando os juvenis nascem é solicitado a procurar alimento. Os juvenis com três semanas de idade são já capazes de voar, permanecendo ainda um certo tempo na tutela materna.
No ramo da arte da criação de canários, há três grandes grupos:

  • os canários de cor;
  • os de porte e
  • os de canto;

Os canários de cor, pela classificação da OBJO (Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia), contam hoje com quase 450 cores.

Segundo o Manual de Julgamento dos Canários de Porte da FOB (Federação Ornitológica Brasileira)/OBJO são cinco os grupos de porte, totalizando quarenta e três raças.

 Novas cores de canário introduzidas por cruzamentos

canario_vermelho_s300

Imagem do canário vermelho.

A cor vermelha foi introduzida no canário doméstico1 pelo cruzamento com o Pintassilgo-da-venezuela (Carduelis cucullata), também chamado Tarim ou Pintassilgo-vermelho-da-América-do-Sul. O canário negro verdadeiro ainda não existe, mas está sendo tentado e poderia ser obtido pelo cruzamento do canário com o pintassilgo negro Carduelis atratus, conforme artigo do ornitólogo Giorgio de Baseggio.2

Canário-da-Terra

 

Na América do Sul há um canário nativo, chamado canário-terra ou canário-da-terra-brasileiro (Sicalis flaveola brasiliense). Não é da mesma espécie do canário Serinus canaria, tendo obtido este nome por sua aparência e para fazer uma contraposição ao canário que vinha de fora. Assim tem-se o “canário-da-terra” (Sicalis flaveola brasiliense) e o “canário-do-Reino” (Serinus canaria).

Gostaram desta historinha e da descrição do Canarinho?

Em um próximo post vou dar ênfase a parte de criar, alimentar e outras coisas a mais.

Obrigado por estar comigo aqui no falar sobre PET’s.

Grande abraço a todos.

CPT - Centro de Produções Técnicas