Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Qual a diferença entre um hamster e um rato?

Chegou uma pergunta bastante interessante para nós aqui do falar sobre PET’s, e resolvemos responde-la.

Qual a diferença entre um hamster e um rato?

Conforme artigo anterior onde falamos sobre os HAMSTERS com o título – (HAMSTER! O que são, de onde vem, como cuidar e algumas coisinhas a mais.) há diferenças entre estes dois animais. E sendo assim estamos aqui para tentar diferenciar estes dois animais o melhor possível.

Segundo uma resposta achada no site YAHOO que achei bastante interessante escrita pelas internautas Júlia e Bruna o hamster tem as seguintes características.

Foto de um hamster Sírio.

Foto de um hamster Sírio.

O Hamster tornou-se um dos animais de estimação mais populares dos tempos modernos. É pequeno, fácil de tratar e não necessita de alimentação dispendiosa, para alem de rapidamente conquistar a nossa simpatia com o seu comportamento amistoso. A origem deste animal pode ser relatada com bastante precisão. Um Zoólogo de nome Israel Aharoni, encontrou uma progenitora e uma ninhada de crias num buraco, durante uma expedição na Síria. Após algumas tentativas frustradas, conseguiram fazer criação com um macho e duas fêmeas, que se adaptaram bem à vida em cativeiro. Estava-se em Agosto de 1930 quando nasceu a primeira ninhada em cativeiro. Todos os hamsters de hoje descendem apenas de três animais!

O nome hamster, surgiu da palavra alemã “hamstern”, que significa apropriar-se. A explicação vem do facto de que ele tem o hábito de armazenar alimentos nas bochechas. O hamster sírio, chega a transportar até metade de seu peso em comida.

Muitas pessoas pensam que o hamster não passa de um rato comum. Ele é um roedor como ele, mas muito delicado e brincalhão, para além de não ser uma fonte transmissora de doenças. A taxionomia, ramo da biologia que trata da classificação dos seres, mostra claramente as semelhanças e diferenças entre esses animais. Dizer que um hamster é um rato é como dizer que um gato doméstico é igual a um Tigre.

O pequeno roedor é ideal para apartamentos, pois não precisa de muito espaço. Por outro lado, reproduz -se a uma velocidade estonteante (a gestação vai de 16 a 30 dias e podem nascer de 4 a 18 novos hamsters). Se adquirir um casal, há que tomar cuidados extra para evitar ficar com um montão de filhotes. Para evitar este problema o melhor é acomodar cada animal num espaço diferente.

Os ratos, segundo um artigo que também me chamou a atenção no – http://www.lipelipew.blogspot.com.br – tem as seguintes características. (Veja a integra clicando aqui)

Desenho de um rato típico.

Desenho de um rato típico.

Os ratos silvestres foram aparentemente originados nas regiões temperadas da Ásia Central. Através de migrações pelas rotas comerciais e militares, o rato se espalhou pelo mundo. Muitos tipos de rato transformaram-se em espécies invasoras e causaram estragos nos ecossistemas ocupados através da sua migração.

Os ratos são conhecidos especialmente pelo risco a saúde, são portadores de variadas doenças transmissíveis ao homem, como a leptospirose e hantavírus, além de ser hospedeiro para outras doenças.

O controle da população de ratos é extremamente difícil de ser realizado. Os ratos, precisam de 3 itens para sobreviver e reproduzir, são estes abrigo, alimentação e água. A água e o abrigo são praticamente impossíveis, se retiramos as fontes de água, ele irá mais longe para obtê – la e voltará ao seu abrigo, se eliminamos seu abrigo atual, ele criará um novo próximo ao local, sobrando somente a alimentação.

Mas ainda temos características físicas que diferenciam estas duas espécies de roedores, e foi colocada em outra resposta do YAHOO – Como a gente faz para saber se é hamster ou rato?

Onde eu apresento ela aqui. Segundo Cíntia L.

É bem fácil diferenciar um hamster de um rato a primeira diferença e na aparência, os hamsters não tem calda longa é só um toquinho bem pequenininho os hamster são mais gordinhos e fofinhos existe varias raças e cores e diferentes tamanhos o sírio e duas vez maior que o hamster chines e hamster anão russo ou winter. Já os ratos são bem maiores como o twister que na fase adulta chega a medir de 25 cm a 30 cm com a calda tendo variações de cor.
Os camundongos são menores chegando a medir na faze adulta 15 cm com a calda tendo variações de cor. Estão na família dos camundongos os topolinos que são os menores ratinho que eu ja vi chegando a medir de 8 cm a 10cm com a calda na faze adulta tendo também variações de cores
se você comprar mais de um coloque em sua gaiola separadas pois eles são individualista podendo haver brigas e ate morte quando chegam na faze adulta
ja os twisters e topolinos vivem em colonias podendo ter mais de um na mesma gaiola desde que ela seja grande pois podem brigar por falta de espaço se tiver uma super população. (Veja na integra)

Então pessoal espero que esta compilação de respostas sejam úteis para vocês e esclareçam algumas de suas dúvidas. Obrigado por vocês estarem comigo aqui, e curtam nossa página no FACEBOOK.

Abraço a todos.

3 Comentários

  1. Muiton entereçante

  2. Meu neto comprou um casal de hamster há 5 dias, eles brigam o tempo todo, temos que separá_los. É normál?

    • Olá Jane

      Os hamsters formam complexos sistemas familiares e um casal de hamsters pode conviver por anos tendo várias ninhadas e mesmo assim terem brigas no decorrer do tempo sem muito problema. Mas se este casal de hamsters que o seu neto comprou a pouco tempo continuar a brigar é bom separar pois, os ferimentos que podem causar um ao outro pode até leva-los a morte. Então se eles não se derem bem é bom separa – los. Muito obrigado por sua pergunta espero que tenha atendido a sua necessidade. Grande abraço.