Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Procuramos o Nemo e achamos. Veja onde o Nemo estava, aqui!

Olá pessoal, estou aqui porque vi uma reprise daquele filme, “Procurando Nemo” filme do ano de 2003 que ainda foi relançado em 3D em 2012, e isto me deu a ideia de escrever sobre este peixe que nas telas do cinema divertiu tantas crianças e adultos. Na verdade não vim falar sobre o filme e sim falar sobre esta espécie de peixe, conhecida como “Peixe palhaço”.

PEIXE PALHAÇO

Olha o Nemo aí.

Nome Comum: Peixe palhaço
Nome Científico: Amphiprion sp
Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Perciformes
Família: Pomacentridae

 

Comprimento: 8 m
Cor: Vermelho-ferrugem, com listras verticais
Cabeça curta, boca pequena, dentes pouco desenvolvidos

Na verdade existem várias espécies de peixe palhaço onde podemos citar: Black Ocellaris (que parece o Nemo só que ao invés de vermelho ele é preto – nome científico: Amphiprion ocellaris), True Percula (um pouco mais claro que o Nemo – nome científico: Amphiprion percula), Clarkii (é uma cor intermediária entre o Nemo e o True Percula – nome científico: Amphiprion clarkii), no caso do peixe que foi colocado no filme como sendo o ator principal temos como nome comum “Tomato” (sendo o nome cientícico: Amphiprion frenatus, que é o nome que encabeça o nosso artigo hoje).

O peixe palhaço é um típico peixe de água salgada, são bastante resistentes, vivem em pares, uma coisa interessante que acontece com estes peixes é que eles escolhem seu parceiro e vivem com ele por toda a vida, então ao comprar seu casal de peixes palhaço faça a preferencia por casais já formados do contrário você pode ter muita dificuldade de criar estes peixinhos.

Quando for montar o seu aquário atente-se para o tamanho, os aquários para criar este tipo de peixe devem ser de no minimo 1 x 2 metros o controle de pH= 8,2 o controle da dureza (que é a quantidade de cálcio dissolvido na água) e amônia devem ser acompanhados. São peixes territoriais como a maioria dos peixes, então não coloque mais de 1 casal no aquário, a não ser que você queira ter um aquário maior que a média para esta espécie. Seria como você por um aquário pegando uma parede inteira de sua casa, numa proporção de talvez 5 x 2. Eu falo assim porque não é uma proporção direta, ou seja, se eu tenho um casal de peixe palhaço e agora quero ter dois casais então é fácil eu dobro as proporções do meu aquário antigo que consigo criar dois casais de peixe palhaço, não é assim, você pode dar sorte de os dois casais conviverem em um aquário de 2 x 4 metros, mas se eles acharem que o aquário está pequeno você vai ter problemas com eles.

UMA ANÊMONA DO MAR.

UMA ANÊMONA DO MAR.

As anêmonas e o peixe-palhaço, como se dá esta relação mutualística.

O que ocorre é que peixe palhaço produz um muco protetor que impede que as “células urticantes”, os nematocistos, penetrem; ao se esfregar lentamente nos tentáculos de uma anêmona, o muco desta passa a combinar-se com o seu; assim a anêmona não o reconhece como uma presa e o peixe se protege de seus predadores.

Quando você estiver montando o seu aquário coloque anêmonas nele, quantas? Duas ou quatro, pois as anêmonas tem duas formas de reprodução, a sexuada e a assexuada então se ela encontrar condições satisfatórias de sobrevivência no seu aquário ela vai se reproduzir de qualquer jeito, seja a anêmona macho soltando seu esperma na água e a anêmona fêmea soltando seus óvulos e os dois formando o zigoto que irá se desenvolver em uma outra anêmona ou então pela fissão binária, onde uma anêmona se torna duas a laceração e a gemulação que também tornam-se novos indivíduos de forma assexuada.

Na ornamentação de seu aquário utilize pedras de aquário e pedaços de corais para compor um visual mais próximo do natural e os apetrechos de filtros e bombas também são necessários. Fizemos um apanhado de equipamentos para seu aquário mais detalhada em nosso artigo “Peixes em um aquário, como cuidar e ter sensação de paz e tranquilidade“. Vejam através deste link essas informações.

Bom, sem mais para o momento espero que vocês tenham gostado da leitura. E se gostaram, deem um joinha na nossa página do facebook.

Grande abraço a todos.

Tchau.