Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Porquinho da Índia? Como assim? Se ele nem é da Índia!!!

Vejam só que dúvida nos acomete, existem nomes para certos animais que não batem com as características destes animais. E assim venho através de falar sobre pets, tentar esclarecer uma destas dúvidas. O porquinho da índia é um porco? O porquinho da índia veio da Índia? Afinal, como é isto.

Um porquinho da índia rindo.

Um porquinho da índia rindo.

Hoje em dia os porquinhos da índia são animais de estimação, mas nem sempre foi assim. No início da colonização do continente americano os povos que aqui viviam criavam estes animais para comer ou seja o porquinho da índia estava dentro do cardápio do dia a dia dos povos ameríndios.

Na língua inglesa o porquinho da índia é chamado de “guinea pig” ou seja porco da guiné. Pois segundo dizem, há duas hipóteses para esta questão do porco da guiné uma é que as embarcações inglesas por fazerem escala na costa da Guiné, deram às pessoas a ideia de que os animais eram originários daquela região. A outra hipótese é que o preço cobrado pelos marinheiros ingleses pelos animais, um guinéu, moeda de ouro utilizada à época. Então como os colonizadores tinham aqui na América como sendo o continente indiano, chamavam estas paragens como Índia ocidental. Juntando o porco inglês mais a índia ocidental dos primeiros colonizadores saiu a versão em português para este mamífero, roedor de “Porquinho da Índia”.

É, a linguagem no mundo tem muitas formações, a medida que o tempo passa as palavras se modificam e os códigos da língua também fazem com que hajam mudanças no falar, e isto chega ao ponto que um leigo hoje em dia que fosse conversar com outra pessoa com o mesmo grau de instrução na época em que Cabral chegou por aqui, ocorreria que estas duas pessoas simplesmente não se intenderiam.

Bem, mas sem mais devaneios sobre a língua portuguesa vamos voltar ao “Porquinho da Índia”.

A espécie mais conhecida é a Cavia porcellus , denominação mais comum para estes animaizinhos. Os nomes usuais ou populares são, preá, cobaia, rato chino ou ratinho da índia entre outros. Os porquinhos da índia são animais que como já foi mencionado anteriormente sul americanos, mais precisamente na região do pacífico sul. Os povos Incas segundo relatos foram que domesticaram estes animais para incluir na sua dieta. Com a colonização estes animais foram espalhados pela Europa e criados como animais de estimação.

Os porquinhos da índia são herbívoros e se alimentam de brotos, folhas, frutos, podemos dar cenoura, couve, alface sem tempero, pelo amor de Deus, não deem os restos que saíram da sua mesa de almoço ou jantar. Faça o seguinte, quando estiverem preparando os vegetais como cenoura, couve, alface e forem separando uma folha queimada pelo sol ou escura, a parte da cenoura esverdeada que a maioria das pessoas não gostam o talo da couve isto sim, vocês juntem e deem para seus porquinhos da índia.

Suplementos peletizados são importantes principalmente os desenvolvidos exclusivamente para suprir as necessidades dos porquinhos da índia, estes suplementos peletizados fornecerão vitaminas e minerais aos seus porquinhos da índia. Evite comprar os que servem para vários animais pois os animais tem cada um sua necessidade de ingestão diária e é impossível que um formulador de ração comercial consiga atender a várias espécies de pet’s com uma só formula.

Família de porquinhos da índia.

Família de porquinhos da índia.

Se você não pretende se tornar um criador (animais para reprodução) de porquinhos da índia, não tenha em casa um casal de porquinhos, pois cada ninhada saem de 5 a 10 filhotes e isto é um grande problema para quem não tem como dar vasão para essa quantidade de animais. Consciência para criar animais é uma coisa indispensável pois se você não da conta de cuidar não tenha os animais em primeiro lugar. Todos os animais de estimação merecem respeito, qualidade de vida e carinho de nossa parte, portanto pense antes de fazer as coisas. Lembrem-se você é responsável por aquele que cativas.

Com isto eu finalizo mais este artigo do falar sobre pet’s, fico feliz com vocês aqui comigo lendo nossos artigos, espero que eu tenha agradado vocês com esta leitura. Continuem acessando nosso site, curtam nossa página do FACEBOOK.

Obrigado e um grande abraço a todos.

#equipefalarsobrepets

CPT - Centro de Produções Técnicas