Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Porque e como o camaleão muda de cor?

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje estou aqui para dividir com vocês uma curiosidade que pesquisei e achei bastante interessante. E esta curiosidade é: Porque e como o camaleão muda de cor?

Camaleão do filme enrolados.

Camaleão feito por computador do filme Enrolados.

Antes de mais nada vamos a alguns dados a respeito de quem são estes animais tão diferentes.

Os camaleões são animais conhecidos no mundo inteiro como aqueles que conseguem mudar de cor. Eles são uma espécie fascinante, são répteis que habitam na Ásia, Europa e America do norte, mas é na Africa mais precisamente na ilha de madagascar que estes lagartos tem a maior diversidade de espécies, mais precisamente das 60 espécies conhecidas pelo homem metade tem seu habitat nesta ilha. certas características são bastante peculiares para os camaleões. Como por exemplo: A cauda enrolada, os olhos grandes e que podem se movimentar independentemente um do outro e o que fascina também muitas pessoas a forma como ele pega suas presas quando vai se alimentar. Nesta característica, captura de suas presas, grande parte das espécies de camaleão possuem uma língua grande e com uma substância pegajosa que os auxilia na captura de suas presas. As espécies de camaleão tem seus hábitos alimentares bastante variado tendo espécies carnívoras que comem, insetos, caracóis, outros pequenos répteis e vermes. E há espécies vegetarianas, que comem folhas, frutos até mesmos caules de algumas espécies de plantas.

Bom, mas porque e como os camaleões mudam de cor?

A maioria das espécies de camaleão mudam de cor, e isso se deve a um tipo de célula da pele destes lagartos que chamam-se cromatóforo, estas células especializadas do epitélio sub-superficial da pele dos camaleões tem a capacidade de produzir uma substância que tem a função de pigmento, ou seja, ela basicamente pinta a pele do camaleão com cores, cores estas que vão desde tonalidades simples como variando de verde claro até um verde escuro até cores laranja que chega a se assemelhar com cores fosforescentes de um neon de propagandas de lojas que vemos em nossa cidade.

O “como”, está respondido. E agora porquê?

Esta forma de se diferenciar está basicamente ligada a duas questões, uma é se disfarçar, se camuflar para que seus predadores não os encontre, e a outra é uma função reprodutiva onde normalmente o macho para atrair a fêmea se diferencia desta forma. Mas como tudo na vida nós não podemos tomar a parte pelo todo ou como alguns gostam de falar que toda regra há exceção. A mudança de cor dos camaleões também tem haver com a luminosidade do dia, com a temperatura do ambiente e com o estres que ele esteja sofrendo. Como exemplo de estres podemos citar que quando ele está prestes a entrar em uma briga com outro camaleão ou mesmo predador ele muda radicalmente de tonalidade para aparentar maior e mais perigoso para seu oponente.

É, o mundo animal é realmente fascinante, vocês não acham? Eu fico lendo e procurando coisas novas para dividir com vocês e a cada nova descoberta eu fico muito espantado com as diversidades que têm por aí. E como estamos falando sobre PET’S muitas pessoas gostam de ter em casa camaleões, esses bichos tão diferentes. Para ter um camaleão em casa é necessário ter uma autorização do IBAMA, onde você deve comprar o animal de um criador autorizado por eles para a venda e passar por toda a burocracia para isto. Demos uma passada pela autorização para possuir animais exóticos ou silvestres em outro post aqui do falar sobre PET’s. Leiam em “Olha o Zé Carioca aí gente!” e descubram mais sobre como fazer isto.

Que bom desfrutar deste conhecimento, não é mesmo? Agradeço a todos por estarem aqui juntos conosco em mais este artigo. Até a próxima, fui.

2 Comentários

  1. As informações eu espero qu estejam corretas, ma POR FAVOR!!! Se escreve CAUDA e não calda. A calda se refere a comida. Calda do pudim…
    Sou professora e meus alunos pesquisam muito em sites. É ruim ter que evitar páginas devido a erros ortográficos tão básicos.

    • Obrigado Danielle.
      Tomaremos mais cuidado com o Português.
      Grande abraço