Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Pitbull, um histórico para desmistificar a lenda.

Olá pessoal tudo bem com vocês? Notando a excelente repercussão que o nosso ultimo post teve com nossos seguidores estou então dando continuidade a essa fantástica busca por falar sobre raças de peludos. Na semana passada falamos sobre os Bulldogs esta semana iremos falar sobre uma raça de cachorro que veio do cruzamento entre os Bulldogs e os Terriers ingleses. Estes cachorros são conhecidos no Brasil como Pittbull. É isso mesmo “os Pitbulls” aqueles cachorros que tem uma fama terrível dentro do mundo dos cães. Essa fama se dá pelos vários casos de pessoas que foram atacadas por essa raça de cachorro.

Pittbull safadinho e a lambida roubada.

Pittbull safadinho e a lambida roubada.

A princípio eu quero fazer um breve histórico de como foi criada esta raça e o porque. Na verdade o que leva à criação de uma raça é sempre a necessidade de alguns homens de conseguirem adquirir uma determinada característica que eles desejam para seus cães. A seleção para conseguir ter características mais acentuadas de um animal é o que guia a

E isso aconteceu e acontece com cães, bovinos, equinos, aves e centenas e centenas de espécies que o homem domesticou e selecionou as características que mais serviam à suas necessidades. Só para ilustrar como isso acontece antigamente as vacas davam no máximo 2 litros de leite por dia. O homem vendo a necessidade de ter mais deste alimento para sua sobrevivência foi descobrindo animais que davam bem mais que 2 litros de leite por dia e cruzando eles entre si para transmitir a característica quantidade de leite para os seus descendentes. E com isso hoje temos vacas que produzem 40 litros de leite por dia. Só um parênteses aqui, antes que algum geneticista me crucifique, este é só um exemplo simplificado ao máximo OK?

Continuando…

Os primeiros pitbulls foram criados na Inglaterra do século XIX depois de a coroa Britânica ter proibido os Bull-baitings, que eram feitos com os antigos Bulldogs e que se popularizaram por todo o Reino Unido. Bull-baitings (lutas com touros) eram jogos sádicos onde as pessoas ficavam vendo um Bulldog tentar derrubar um touro amarrado, mordendo e ficando pendurado no focinho ou as orelhas e puxando o touro até que este exausto caísse ao chão. Com a proibição deste jogo, os adeptos desta carnificina passaram a por cão contra cão para ver quem vencia.

Mas, eles notaram que faltava agilidade nos Bulldogs e então cruzaram os antigos Bulldogs com os Terrier-inglês e criaram o Bull-and-terrier que posteriormente foi para os Estados Unidos (EUA). Nos Estados Unidos ficou conhecido com American pitt bull terrier, algo em torno de 1898. No Brasil são os famosos Pitbulls.

Os primeiros exemplares de Pitbull chegaram ao Brasil na década de 1970, mas a raça se popularizou mesmo a partir da década de 1990. Hoje em dia é uma raça bastante numerosa e popular entre os criadores e proprietários. Não há uma estatística precisa de quantos Pitbulls existem no Brasil mas estima-se algo em torno de 40.000 a 50.000 cães desta raça.

Frase: Existem três tipos de mentiras: mentiras, malditas mentiras e estatísticas (Mark Twain)

O Pitbull é um cão muito inteligente e versátil, tem grande resistência e auto-confiança, por ser uma raça que foi desenvolvida para ter agilidade e força é um grande atleta. O criador deve proporcionar a ele pelo menos 1 hora de exercícios diários. Os filhotes devem ser socializados com outros animais e humanos desde cedo. Apesar de sua fama de mau os Pitbulls são bastante dóceis e muito adestráveis. E aí é que mora o perigo, nas mãos de proprietários sem consciência, inescrupulosos, se forem adestrados para atacar sempre que tiverem o estimulo, eles vão atacar.

Tudo depende de como o Pitbull foi criado e adestrado. E aqui não estamos fazendo apologia à docilidade do Pitbull não, pois se for treinado para atacar até um Shitzu pode ser um animal que dê problema para a sociedade.

Doenças comuns que acometem a raça:

* Problemas de pele;

* Sarna demodécica;

* Displasia coxofemoral;

* Alergias a pulgas, grama, polem.

NOTÍCIA:

Hulk, o maior Pittbull do mundo.

Hulk é um Pitbull de 2 anos que vive nos estados unidos no canil Dark Dynasty K9 (DDK9), canil que é de propriedade da família Grennan. Hulk pesa incríveis 80 Kg é considerado o maior Pitbull do mundo. Vejam fotos deste Gigante canino:

HULK Pittbull de 80 Kg e toda a família reunida.

HULK Pitbull de 80 Kg e toda a família reunida.

HULK o maior Pittbull do mundo com seus filhotinhos.

HULK o maior Pitbull do mundo com seus filhotinhos.

HULK o Pittbull na banheira.

HULK o Pitbull na banheira.

HULK este Pittbull grande pra cachorro, arrastando a criança pela guia da coleira.

HULK este Pitbull grande pra cachorro, arrastando a criança pela guia da coleira.

Fonte: Bored Panda Foto: Reprodução / Bored Panda

Hulk foi pai em 2015 e seus filhotes chegaram a US$ 55.000,00 por filhote. Então dependendo de quando você estiver lendo este post é só você multiplicar pelo valor do dólar do dia que chegar a um valor muito grande em reais. Assim, de qualquer forma é muito dinheiro por filhotinhos. Segundo o proprietário de Hulk seus filhotes servirão para cães de segurança de elite.

 Devido a sua fama de mau, os pitbulls sempre estão na crista da onda quando se fala em polemicas com relação a cachorros. Assim como foi com os bulldogs no início do século passado, como foi com os dobermans nos anos de 1980. Não há estatísticas que comprovem que a maioria dos ataque de cachorros a pessoas sejam de pitbulls, então não é certo afirmar que estes cachorros sejam os mais perigosos ou que sejam os cachorros mais instáveis do ponto de vista da agressividade. O que pode – se dizer é que são animais irracionais e que merecem respeito. E se você tem medo de cachorros deve respeitar o espaço deles.

O Falar Sobre Pet’s agradece a vocês nossos leitores pela presença aqui em nosso blog, estamos sempre tentando levar até vocês o melhor conteúdo sobre nossos animais de estimação. Continuem conosco aqui.

Outros posts que talvez os interessem:

* Bulldogs, ou você ama ou você odeia.

Bulldog Inglês na grama verde.

Bulldog Inglês na grama verde.

 

Os 11 gatos mais famosos da televisão e do cinema!!!

Os 11 gatos mais famosos da televisão e do cinema

Os 11 gatos mais famosos da televisão e do cinema

 

Vocês já ouviram falar em “Meio cão”?

BONSAI SENDO CARREGADO

Bonsai, o meio cão!!!

Grande abraço a todos.

Falar Sobre Pet’s: Leiam, curtam, compartilhem…