Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Olha o Zé Carioca aí gente!

papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae, principalmente do gênero Amazona – este gênero tem como exemplo:

Amazona aestivaPAPAGAIO VERDADEIRO - AMAZONA AESTIVA

Que é o papagaio que nós conhecemos desde criança, este é o “Zé Carioca” das histórias de Walt Disney. Este papagaio pode viver até 80 anos, tem em média 38 cm a fêmea põe ovos normalmente no oco das árvores, os ovos são incubados por aproximadamente 28 dias onde após a eclosão os filhotes permanecem juntos até por volta dos 60 dias quando finalmente começam a voar.

A situação desta espécie é avaliada como pouco preocupante pela BirdLife International. continua a ser comum em toda uma parte significativa da sua área e não há evidência de um declínio da população.

No Brasil temos a cidade de Papagaios que fica em Minas Gerais e que conta a lenda que havia uma pousada por lá onde a proprietária tinha um papagaio e com o tempo os viajantes começaram a falar que pousaram na “casa do papagaio” e assim surgiu o nome da cidade.

Dicas:

  • Papagaios são bastante afetivos. Eles gostam de ser bem tratados, de receber carinho, de interagir – bem do jeito que você costuma fazer. Tire um tempo ao longo do dia para bater um papo com seu papagaio. Alguns deles gostam de ficar no ombro enquanto acariciam sua cabeça e seu pescoço; outros gostam de ficar no dedo e até andar pelo braço e deitar de barriga para cima enquanto cutucam sua barriga – cada papagaio tem sua peculiaridade e isso é bem divertido.
  • Se ele comer alguma coisa e começar a balançar a cabeça para cima e para baixo, sobretudo quando você se aproximar, não se preocupe: ele não está se engasgando. Ele está regurgitando (isso mesmo, vomitando) uma semente para demonstrar o quanto ele gosta de você. Nham, nham.
  • Muitos papagaios gostam de levar esguichos de vez em quando – use um borrifador de água, mas somente com água morninha e esguiche-a uma vez ou outra. Os papagaios gostam de ficar limpinhos.
  • Alguns papagaios podem se mostrar agressivos. Por isso, familiarize-o com todos em sua volta.
  • Se você alimentá-lo com misturas que contenham pimenta seca, cuidado com os beijos do papagio. Sua língua vai absorver o líquido que sai da pimenta e passá-lo para você. Caliente!
  • Lembre-se de que os pássaros trocam de penas de vez em quando. Se ele mudar de aparência, vá a um veterinário, mas sem grandes preocupações. Fonte: wikihow 

 

É necessário ter uma licença para criar papagaios.

Olha, muitas pessoas tem a vontade de criar papagaio, a maioria desconhece que é necessário ter uma autorização do IBAMA para fazer isto e muitas vezes criam papagaios sem a devida autorização. Antigamente era comum as pessoas criarem animais silvestres em suas casas e não havia nenhuma lei que os impedisse de te-los mas, os tempos mudaram e hoje em dia é necessário sim ter uma licença do IBAMA para possuir um papagaio em casa, chácara ou qualquer outro lugar que não seja na natureza.

Para obter uma autorização é necessário fazer um pedido ao IBAMA, que é o responsável pelo controle e conservação das espécies de animais silvestres. Você deve procurar uma unidade do IBAMA e deve provar qual a origem do animal, pois há casos onde este animal foi traficado e vendido muitas vezes para você de forma ilegal. Na hora de comprar um papagaio procure empresas que tenham a autorização do IBAMA para criar e vender esses animais, veja se essa empresa tem o selo de autorização do IBAMA. E esta empresa é obrigada a emitir um certificado de origem para você, com ele você então pode dar entrada na autorização. O IBAMA cobra de R$ 600,00 a 3.000,00 dependendo do tipo que é o animal. Após a legalização a pessoa será responsável em criar esse animal e não será mais possível devolve-lo para a natureza. Você também será responsável em manter um local adequado para seu papagaio, onde ele esteja a salvo de qualquer ameaça a sua saúde, alem disto a sua saúde também deve ser monitorada sendo necessário leva-lo de tempos em tempos a um veterinário que o avalie.

E se você já tem um papagaio ilegal há vários anos.

Bom, este é um caso complicado. Ocorre que a lei é clara, não é permitido manter animal silvestre em cativeiro sem as devidas autorizações dos órgãos competentes. Cada caso é um caso, e já houve jurisprudência onde pessoas conseguiram a guarda do animal, mas depois de muita luta na justiça para conseguir tal guarda, mas a maioria dos casos a pessoa perde o animal que é recolhido para uma unidade ambiental.

Então se você quer criar um papagaio faça da forma correta, compre-o de uma empresa autorizada pelo IBAMA, consiga a autorização dele e o crie em condições adequadas.

Caros leitores obrigado por estarem comigo em mais este artigo, espero que tenham gostado faça seu comentário e até a próxima.