Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Meu gato está louco?

O comportamento dos gatos de estimação é um questionamento que muitos se fazem, porque meu gato faz isto ou aquilo outros e sem achar um nexo nestes comportamentos quase sempre acharam que os gatos têm algum problema. Os comportamentos dos gatos quase sempre tem haver com o seu temperamento e de modo geral é possível determinar o porquê deles, você já se perguntou, por exemplo:

Porque meu gato ronrona?

Os gatos ronronam quase sempre por satisfação, por estar feliz, caso você esteja fazendo um carinho nele pode continuar, pois ele esta gostando. Algumas vezes ele até retorna fazendo, por exemplo, carinho em você. Algumas vezes, casos esporádicos, o ronronar pode ser dor.

Porque meu gato fica roçando em minha perna?

GATO ROÇANDO PERNA

Foto de um gato roçando na perna de uma menina.

 

Este comportamento é uma espécie de marcação de território. Quando seu gato fica roçando em sua perna ele esta transferindo odores de seu corpo para você, é como se ele estivesse dizendo para os outros gatos da vizinhança que você é dele. Isso mesmo não é você que é o dono do gatinho e sim o gatinho é que é seu dono. É engraçado pensar assim mas o sentido é esse mesmo.

Porque meu gato sobe em cima de mim e fica amassando as patinhas em mim?

GATO AMAÇANDO O TRAVESSEIRO

Foto de um gato afofando uma almofada.

Este é mais um comportamento de satisfação e prazer. Normalmente é um comportamento onde ele demonstra que gosta de você, este comportamento vem desde quando o gato é um filhote ainda quando durante a amamentação ele tem o mesmo procedimento com sua mãe. Mas caso o seu gato não faça isto com você, isto não quer dizer que ele não gosta de você, mas sim que ele não desenvolveu a necessidade de expressar este tipo de atitude para lhe mostrar que está feliz com a sua presença.

Meu gato dorme muito, isto é normal?

Os gatos são naturalmente muito dorminhocos, quando um gato se sente seguro em um local e claro confortável ele normalmente dorme muito. Não é raro encontrar gatos que dormem 16 ou 17 horas por dia.

Meu gato brinca com folhas no jardim, ele está ficando louco?

GATO BRINCANDO COM FOLHAS

Foto de um gato brincando com folhas secas.

Não seu gato não está ficando louco, este é um instinto que vem de seus ancestrais felinos onde ele esta desenvolvendo suas habilidades motoras para poder caçar. Você por acaso já notou que antes de brincar com as folhas no jardim ele tem um comportamento onde ele se abaixa fica olhando fixo para a folha e de repente ele ataca. Ele está treinando para caçar.

É o mesmo comportamento de quando tem um passarinho na janela ou pousado no quintal de sua casa ele se abaixa, fica olhando fixo para o passarinho, dá pequenos passos se aproximando do passarinho e muitas vezes ele simplesmente pega mata e come o passarinho. O instinto ancestral toma conta dele e ele o faz mesmo não precisando caçar para sobreviver.

Quando meu gato arrepia os pelos e guincha mostrando os dentes ele está doente?

GOTO POSIÇAO DE DEFESA

Foto de um gato em posição de defesa.

Os gatos normalmente fazem isto quando estão se sentindo ameaçados. É um instinto de defesa. Fazem isto quando não querem que vocês os peguem, quando veem um animal que eles não estão acostumados próximos a eles. Gatos novos ainda com a mãe amamentando fazem isto com qualquer coisa ou alguém que se aproxime deles. Não é raro eles até cuspirem na pessoa ou na coisa que se aproxime deles. É simplesmente um instinto de defesa.

Não aguento mais meu gato faz xixi na casa toda.

Da mesma forma como no tópico anterior onde o gato se esfrega no dono para dizer que esta pessoa é minha dona ou o contrario como foi explicado. O xixi na casa é uma forma de o gato marcar território, tanto gatos quanto gatas fazem isto, principalmente quando as gatas estão no cio ou o gato vê que tem uma gata no cio dentro da casa ou nas proximidades este comportamento sempre acontece. E este comportamento sempre vai embora quando a gata sai do cio ou quando o gato é castrado.

Estes são alguns dos comportamentos que os gatos têm e que deixam muita gente preocupada, mas eles têm explicações bastante simples e normalmente tem haver com instinto selvagem.

Não debulhei todas as possibilidades de comportamento estranho dos gatos, mas em outra oportunidade poderemos falar sobre outros comportamentos. Leia também nosso artigo intitulado, Gatos, acredito que ele será uma boa leitura para vocês também.

Obrigado por vocês estarem aqui e até a próxima.

CPT - Centro de Produções Técnicas