Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

HAMSTER! O que são, de onde vem, como cuidar e algumas coisinhas a mais.

– Hamster! Uai, espera um pouco. Isso parece um rato.

– Hehehe… que ratos nada esses animaizinhos são hamsters.

Olá pessoal, hoje iremos falar sobre alguns animais que também são considerados PET’s e que a sua criação tem aumentado bastante nos últimos anos e são os chamados hamsters.

Classificação científica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Subfilo: Vertebrata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Rodentia
  • Subordem: Myomorpha
  • Família: Cricetidae
  • Sub-família: Cricetinae

Fonte: wikipédia

Os hamsters são animais que até pouco tempo eram considerados simplesmente como ratos, mas de algum tempo para cá estão se tornando verdadeiras vedetes do mundo PET. Segundo relatos os hamsters começaram a ser domesticados por volta do ano de 1939 mas o interesse deste animal para tornar-se PET se deu por volta da década de 70 e desde então está havendo uma verdadeira evolução no modo de tratar essas pequenas criaturas.

Estes bichinhos são bastante curiosos, possuem hábitos que os diferem da maioria dos outros animais de estimação. São roedores, como por exemplo, o coelho, a capivara, a chinchila entre outros. São chamados assim, roedores, por que apresentam seus dentes incisivos bastante desenvolvidos e em constante crescimento, obrigando assim que roam as coisas para que desgastem estes dentes. Apresentam habito crepuscular/noturno onde na natureza visava evitar os predadores diurnos. Possuem olfato e audição muito desenvolvidos, mas em contra partida a visão é bem ruim.

Podem-se dividir as espécies de hamster em selvagens e domesticáveis, de acordo com a possibilidade de serem ou não domesticados. Veja exemplos de hamsters domésticos.

1- Hamster anão russo

Imagem de um hamster anão russo

HAMSTER ANÃO RUSSO

 

 

 

 

 

 

 

2- Hamster Sírio

Imagem de um hamster Sírio

HAMSTER SÍRIO

 

 

 

 

 

 

 

3- Hamster Roborovsk

Imagem de um hamster Roborovski

HAMSTER ROBOROVSKI

 

 

 

 

 

 

 

4- Hamster Anão Chinês

Imagem de um hamster Anão Chinês

HAMSTER ANÃO CHINES

 

 

 

 

 

 

 

Bastante brincalhão, o pequenino Hamster possui o olhar meigo e pelo macio. Sua criação pode ser bastante simples eles nascem praticamente domesticados precisando apenas de um pouco de adestramento no início e se tornam excelentes animais de estimação. Os PET´s Shops possuem acomodações boas e com preços acessíveis. Outra característica desses animaizinhos é aproveitar qualquer oportunidade para fazer exercício. Mais que uma brincadeira, é questão de saúde. Rodas, escorregadores, tubos transparentes, tudo o atrai. Em geral, os hamsters não gostam que mexam em suas coisas e de serem incomodados. A regra mais importante para a criação desse pequeno roedor é manter apenas um animal por gaiola para que não haja conflito.

Lembre-se também de alguns cuidados quando estiver querendo brincar com o seu hamster. Antes de pega-lo lembre-se sempre de lavar as mãos com um sabonete neutro, pois, os hamsters enxergam muito mau e caso você tenha cheiro de comida em suas mãos pode ser que ocorra uma mordida acidental devido a este cheiro.

Quando for brincar com ele fora da gaiola, sempre escolha superfícies onde não haja muita altura ou seja, brinque com ele em cima de uma mesa ou no chão. É claro em cima da mesa tome cuidado para que ele não caia dela. O por quê destes cuidados os hamsters são animais frágeis e podem se machucar ou mesmo morrer devido a uma queda como esta.

Com relação à higiene de seu hamster, o banho com água não é recomendado pois pode ser que ele pegue uma pneumonia, mesmo que você o seque bem. Caso ele esteja mal cheiroso utilize uma toalha úmida passando sobre seu pelo e depois seque com uma toalha seca. O uso das chamadas areia de chinchila pode ser feito, mas não são todos os hamsters que gostam. Coloque uma caixinha com areia de chinchila na gaiola do seu hamster e veja se ele a utiliza. Ah, e sempre limpe a gaiola do seu amiguinho quando notar que as fezes e urina estão começando a se acumular.

E seja muito feliz cuidando de seu amiguinho.

Espero que tenham gostado.

Abraço a todos.

Um comentário

  1. Otima a explicaçao sobre esses pequenos e notaveis animais!