Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Gatos

Os gatos estão vivendo mais e mais. Com o avanço da tecnologia os animais de estimação em geral estão se beneficiando e os gatinhos de estimação são uns dos beneficiados. Em média um gato de rua vive 2 anos, enquanto gatos de estimação de 10 a 12 anos e não é raro encontrarmos alguns que vivam até 20 anos, isto graças a medicina veterinária que avança a cada dia.

Os gatos hoje em dia fazem parte da família de milhões de pessoas no Brasil. São pessoas que adotam ou compram um ou mais gatos para ser companhia de adultos e crianças. E com o crescimento da economia as pessoas passaram a investir em mais cuidados com os bichos, principalmente nos quesitos alimentação e medicamento.

O resultado disso é que os gatos estão vivendo mais e com uma melhor qualidade de vida do que era observado há 10 anos atrás. Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), atualmente existem no Brasil 15 milhões de gatos domésticos. E isso coloca o Brasil como o segundo maior país do mundo em termos de população de animais domésticos.

Os gatos são indivíduos muito independentes, o instinto de caçador ainda persiste em muitas espécies domésticas hoje, mas apesar de se virarem muito bem sozinhos se você tem um gato ele necessita de cuidados, tanto quanto um cachorrinho. Aquela historia de quando vamos viajar e deixamos o gato em casa e normalmente alguém sempre diz: – Quem vai cuidar do gato. e o outro responde.

– Deixa a janela da cozinha aberta que ele se vira.

Gata e seus filhotes

Gatinha amamentando seus filhotes.

Ele se vira, com certeza. Mas as pessoas não pensam, se for uma fêmea, fatalmente ele vai ficar prenha, se for um macho ele pode brigar com outros machos e se machucar feio. Isso para dizer coisas simples. A responsabilidade de quem tem um animal é para mim muito grande, pois a sua gatinha fica prenha e você não tem condições de cuidar de todos os filhotes, poxa fatalmente esses filhotes se você não conseguir um lar adequado para eles vão se tornar gatos de rua, o que é uma falta de respeito para com os animais e uma irresponsabilidade da pessoa que deixa isto acontecer.

O macho é o garanhão. Tem gente que vê um tanto de gatinhos de rua espalhados pela vizinhança, muitos parecidos com seu gato macho e ficam todos orgulhosos. – Meu gato ta tomando conta do pedaço, ta disseminando a raça dele por aí. Outra irresponsabilidade, mais gatos de rua que vão passar necessidade e morrerão fatalmente muito cedo. Além disso se você esta pouco ligando para os gatos que você ajudou a jogar na rua, imagine as doenças que o seu gato pode pegar na rua e trazer para dentro de sua casa. Como por exemplo: alergias, toxoplasmose, dermatomicose, sarna, esporotricose entre outras doenças.

Pense, você tem condição de cuidar de quantos animais? A sua resposta é 1, 2 ou talvez 3, que bom você deu o primeiro passo para ser um criador responsável. Você tem condição de cuidar de 1 gato macho, mas sua casa tem muitos locais onde seu gato pode ter acesso a rua e consequentemente estar exposto aos mais variados perigos, você tem condições de modificar a sua casa para que ele não saia? Se tem, mais um passo para ser um criador responsável. Caso você não tenha condições ou caso não seja possível manter o gato dentro dos limites de sua casa. Eu recomendo fazer a castração de seu gato macho. E se for fêmea? A mesma coisa é possível fazer a castração das fêmeas também. São procedimentos relativamente simples, feitos pela maioria dos veterinários, um pouco caros é verdade. Já vi veterinários cobrando de R$ 300,00 a 2.000,00 para castrar alguns animais. Caso você não tenha condições de fazer esse tipo de procedimento com seu animal, procure ver se na sua cidade tem alguma entidade de ajuda ou amparo a animais. Alguma associação protetora dos animais, algumas vezes eles tem veterinários voluntários que fazem esse tipo de procedimento só pelo pagamento do material que vai ser usado na cirurgia. Procure se informar e crie, seu gatinho ou gatinha da forma mais responsável possível.

MALTRATAR ANIMAIS É CRIME

Foto da campanha, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir animais é crime. Lei 9.605/98

E lembre-se: maltratar animal é crime, punível dentro da lei.

Obrigado a todos pela atenção.

Abraço, até a próxima.