Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

Ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo.

Todo mundo tem uma certa dificuldade para ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo, hoje vou conversar com um adestrador para nos mostrar a melhor forma de fazer esse processo. Hoje estou aqui em um local muito bacana em São Paulo, que você pode trazer o seu cachorro, eu vou conversar com o Fernando que é adestrador, e vai nos dizer como a gente pode ensinar o cachorro fazer cocô e xixi no lugar adequado.

Olá Fernando, pra gente começar esse processo de ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo é importante com que idade, em que momento eu faço isso. É na verdade assim quanto mais cedo melhor, quanto mais jovem o cão é melhor da gente condicionar, uma coisa que a gente precisa pensar o seguinte. Hoje em dia existem técnicas eficazes e trabalhadas com reforço negativo e positivo e muito e principalmente com o instinto natural do cão ou seja quanto mais longe de nós deixarmos a água e a temida do lugar que foi eleito para ser o banheiro, fica melhor, porque existe uma assepsia natural de cada cão principalmente dos cães onde ele come com onde ele defeca. Então a gente precisa entender isso. É que muitas vezes a gente entra no meu caso por exemplo em algumas casas principalmente apartamento estão conlocando água, comida e o tapetinho ou o jornal muito próximo.

O que acontece com o cão, ele vai fazer o xixi o cocô na sala, vai fazer na cozinha, assim o primeiro passo principal é mostrar para ele que a água, comida estão aqui e o banheiro está bem longe. Antes do cachorro chegar já pense onde ele vai comer e onde ele pode fazer xixi. Isso é um trabalho que o dono tem que ter em mente porque não adianta, você vai ter que pensar nisso ou você vai ter um pouco mais de trabalho depois. Assim que o cachorro chegou já mostra para ele onde ele vai comer utiliza o instinto natural que o cão já tem que separar essas duas coisas. Uma outra coisa assim, fazer com que ele entenda de uma maneira suave ou seja os antigos tinham uma pratica e quando focavam o cachorro fazendo xixi ou cocô e principalmente xixi que pegavam o focinho do cachorro e esfregar, não adianta, brigar não adianta bater nao adianta em esfregar, vamos trabalhar com o instinto dele ensiná lo e mostrar pra ele que comida ou seja presa está longe o suficiente da onde ele tem que defecar ou fazer xixi.

Essa questão de esfregar o focinho dele pode ser que seja um estímulo negativo e faz com que ele queira chamar mais a atenção fazendo de novo o xixi lá. Sem nenhuma duvida, é como praticamente iniciando nesse ponto é muito parecido com o ser humano a criança quando tá  tirando a fralda e às vezes ela  está escapando uma duas vezes na cama, você acaba não podendo brigar se você der uma bronca acabou ficando uma uma coisa meio doentia, então essa pessoa essa criança deixa escapar mais a criança deixa escapar mais. Precisa ser feito com muita atenção é que, às vezes as pessoas brigam com o cão que faz xixi no lugar errado e ele vai fazer em vários outros lugares diferentes, e vai falar poxa mas eu não to conseguindo educar meu cão, não é isso é uma resposta daquela severidade que você teve com ele. E o mais importante é premia – lo, mesmo que ele tenha errado mas se ele teve alguns acertos pra fazer xixi e cocô, vamos fazer o procedimento do que de premiá lo quando ele vai está acertando. Em alguns momentos ele vai errar, no local onde ele errar principalmente o xixi, vamos limpar com produto e vamos adicionar no locar com vinagre branco.

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

Então, não pense que o seu cachorro faz xixi no tapete porque ele tá com birra de você, pelo contrário, ele está fazendo ali porque ou xixi dele o local que você selecionou está muito perto da comida ou ele não entendeu onde é para fazer. Então não ache que ele está sendo chato, birrento um cão mal criado pelo cotrário, ele está apenas tentando achar o local ideal. E você tem como responsabilidade mostrar para ele que não é perto da comida é lá na outra parte onde é mais afastado.

Então vamos falar agora um pouco de como é educar o macho e a fêmea a ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo, tem alguma diferença se eu tiver um cão macho como é tem uma diferença?  É bastante importante o macho ele tem por natureza é em marcar território mesmo ele sendo castrado. O que acontece, onde ele faz xixi e também o cocô mas principalmente o xixi você limpa com produtos de limpeza e adiciona naquele local um pouco de vinagre branco. O que le vai entender na parte instintiva dele, você está marcando seu território um acidente que extinga dele que você está marcando seu território você tá colocando sua urina para marcar o seu território além do que o vinagre ele tem uma composição bem natural que ele não causa nenhum dano à mucosa do cão e dá um desconforto então você marca território com vinagre. E a fêmea, como é que a gente lida, vai ser igual?

A fêmea é mais ou menos parecido só que a filha tem um instinto maior de preservação, por ela ser fêmea. Então assim a gente procura tratar de uma maneira mais suave eu diria, é assim, o vinagre também surte efeito, muitas vezes eu tenho que usar vinagre. Porque também existem as fêmeas dominantes ou seja as femeas alfa. Que muitas vezes também marcam um pouquinho o território. O que acontece com a com a fêmia é assim. Você, no local onde fizer, o que a gente faz. Limpa com o produto coloca uma tigelinha de água naquele lugar e um pouco de ração ela vai identificar que ali é a presa e água que é uma coisa que é muito necessário para ela ou pra matilha dela.

Então assim, é uma maneira mais leve, o vinagre muitas vezes vai ter que ser usada dependendo da feira, mas normalmente a gente faz isso. Um outro método também eficaz independente da idade e às vezes isso certamente as pessoas que acabam possuindo um cão adulto ou adotando então um com mais de uma 1 ano de idade. É sair pra dar uma passeio com seu cão levar o papel higiênico num saquinho plástico e se possível se localizar um xixi de algum outro cão passar esse papel zinho guarda no saque e trazer e colocar num lugar onde é o banheiro. Porque o macho tem também muito por instinto, daquela situação que a gente conversou, a de marcar o território dele. Então ele vai sentir o cheiro do outro animal outro cachorro e vai fazer xixi em cima pra marcar o território. muitas feves você tá passeando com seu cão, acontece com você e acontece com muitas pessoas. Ele procura um local com xixi fresco  e ele faz o xixi em cima. É justamente por isso pra deixar o odor dele para deixar essa mesma situação em casa.

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

O pipi dog ou outros tantos produtos que existem no mercado, eles têm algum efeito sim eu não vou dizer pra vocês que não, só que assim, eu costumo usar vinagre, os antigos usavam pimenta e também surtindo os efeitos só depende de saber dosar a quantidade. Esses produtos que existem hoje no mercado muito pouco se sabe a composição deles eu já tive casos principalmente de cães que têm problemas de respiração no caso o do buldog inglês. Chegaram a se intoxicar com o pipi dog. Esse caso tem que tomar bastante cuidado. Porque a pessoa exagerou na dose. Então assim o vinagre por mais que você põe, por ele ser muito natural que pouca química ele não vai causar nenhum dano ao cão. Não sou contra os produtos que têm no mercado tem uma certa eficácia eu procuro usar o que mais natural.

E o cocô como é que funciona esse processo é semelhante não é diferente do macho da fêmea. É o cocô na verdade não tem diferente diferença do macho e da femea porque o coco não é, não existe aquele sintoma de marcar o território o cão não marca o território com o cocô. Um pouco só que a gente costuma fazer o seguinte é tentar regrar, se a pessoa tiver tempo de manhã na primeira refeição do cão após a refeição marcar cinco minutos o que dá uma saída com ele, porque esse momento é fundamental é um momento que o cão como o metabolismo dele trabalha e faz funcionar o intestino então às vezes as pessoas falam dá tempo, foi sair com meu cachorro ele já faz no meio do caminho, Mas é exatamente isso. Mas se você condicioná-lo deu cinco minutos para comidas fazer o efeito no metabolismo dele começar a trabalhar e conseguir sair e repeti isso, ele vai acabar fazendo xixi e cocô na rua.

Nem sempre se pode fazer isso nem sempre as pessoas têm tempo pra isso, fez o coco no lugar errado pegar um pouquinho e se colocou no papel pois aqui colocar no banheiro nem que seja um pedacinho lugar onde foi eleito o banheiro e deixar algum tempo, logo logo ele vai fazer no local certo. Aí não tem uma necessidade de ser de outro cão pode ser o cocô dele mesmo e acaba se acostumando ali. Desde que sempre ressaltando, isso desde que esteja muito distante o máximo possível da comida e da água.

Então ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo é um exercício de paciência, você vai ter que saber que ele vai errar que ele vai fazer cocô e xixi no lugar errado mas nunca de atenção isso não puna, pelo contrário, de premiações e carinho quando ele fizer as coisas no local certo. No meu caso o Sam, já chegou em casa e meio que sabendo fazer cocô porque no canil ele estava muito acostumado a fazer cocô em cima do jornal então quando chegou em casa bastou colocar o jornal local certo e foi direto para lá. Isso ajuda se a pessoa perguntar pro canil que tipo de material ele usa vai facilitar?

É importante você falar nisso. hoje 90% dos criadores de cães em canis enfim, pessoas que criam independentemente, eles acabam forrando o espaço que os cães ficam com um jornal. Até por uma questão de custo benefício e ele acaba fazendo xixi ali pertinho o cocô pertinho, então jornal é muito importante. Existem pessoas que não gostam do jornal porque o jornal ele solta tinta o jornal uma coisa suja enfim o que a gente costuma fazer é se for colocar um tapetinho por exemplo coloca um jornal em cima e quando ele começar a acertar vai cortando vai diminuindo o espaço do jornal com o tapetinho até ficar um tapetinho ou no banheiro de grama enfim um alguma coisa que você quer fazer.

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo

Fernando e para a gente finalizar, leva mais ou menos quanto tempo todo esse processo da para a gente estimar ou não?

É assim, é um pouco leviano colocar um praso para isso, costumo dizer que tanto adestramento como de obediência como do tipo cada cão tem um universo diferente. Via de regra e tendo o comprometimento dos donos principalmente, são uma parte muito importante no máximo 20 dias a partir do momento que o cão entrou no seu ambiente, se você fizer isso mantendo as distâncias, premiando e na hora que você vê que ele acertou mesmo que ele tenha errado em algumas situações tempo vai encurtando vai ficando cada vez mais próximo dele conseguir.

Só pra gente resumir então assim, a primeira coisa escolha um local longe para ele poder fazer longe da comida e da bebida, a segunda coisa tenha paciência e entenda que ele vai precisar de um tempo para se adaptar com essa nova realidade, pense que ele é um animal que ele tá se ele teve um instinto de ficar solto e falei que em qualquer lugar mas não, está dentro da sua casa ele vai entender aquele processo com você. Use algumas técnicas como a gente falou do jornal, você também pode usar o cheiro, use vinagre para eliminar o cheiro dele. Rapidamente ele vai entender onde é o local ideal.

Espero que vocês tenham gostado das dicas Fernando, sobre, ensinar o cachorro fazer xixi e cocô no local certo. obrigado um abraço e até mais.

Um comentário

  1. realmente este é um desafio bastante grande! Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário