Menu de navegação de páginas

Falando sobre nossos amiguinhos.

A importância de uma boa nutrição para o seu cão.

Nutrição para seu cão

Foto de um cão da raça Pug.

Uma vida longa e saudável aos nossos amigos depende de uma alimentação balanceada que atenda todas as necessidades nutricionais supridas de acordo com o estágio de vida (filhote, adolescente, prenhes, adulto, adulto ativo, necessidades especiais e sênior). É um fator determinante para um correto desenvolvimento do filhote e propicia condições para uma excelente saúde geral e desempenho futuro. Uma nutrição inadequada, excesso ou deficiência de nutrientes pode resultar em alterações fisiológicas, predispondo o organismo animal a sérios problemas, como o mau desenvolvimento corporal e má constituição óssea, obesidade e alterações reprodutivas.

Os cães têm diferentes necessidades nutricionais durante suas fases de vida, uma dieta para cães adultos pode fornecer nutrientes em excesso para um cão sedentário e não fornecer nutrientes suficientes para uma cadela que está amamentando e nem para um filhote em crescimento, portanto não há uma fórmula apropriada para atender todas as fases.

Os cães tem necessidades nutricionais diferentes das dos humanos e desta forma o fornecimento de restos de comida nossa para os cães não é adequado. É fato que cães que são alimentados com comida do nosso dia a dia, arroz, feijão, carne condimentada ao nosso gosto, como por exemplo o uso de pimenta não é bom de forma nenhuma para o organismo de nosso querido amiguinho. Imaginem os cães em sua forma selvagem a milhares de anos atrás, eles não comiam arroz com Sazon ou feijão com orelha, rabo e pé de porco temperado com alho, sal, pimenta e folhas de louro. Uma bela feijoada como esta é gostosa? É, mas os cães não estão preparados para esse tipo de alimentação.

Aí alguém pode me falar. Mas os cães selvagens comiam carne. Sim, crua sem condimento nenhum. Na verdade se formos analisar de forma mais profunda, nem para nós humanos esse tipo de comida é bom, mas essa é outra conversa que para o nosso foco no falar sobre pet’s não vem ao caso. Se não acreditam em mim com relação ao uso de comida da alimentação humana na alimentação de seus cães, façam um teste. Se você só dá comida caseira para o seu cão passe 1 mês dando apenas ração para eles, 90% dos cães no início vão refugar não vão comer mas depois de algum tempo eles começam a comer, quando você ver que ele está aceitando bem a ração prossiga com ela por 1 mês. Você vai notar algumas coisas, o cocô vai ficar durinho, seco na verdade o pelo vai ficar mais brilhoso e bonito diminuindo muito a queda de pelos também, diminui também as micoses e pneumonias que devido ao fortalecimento do sistema imunológico fazem uma melhora geral na saúde de seu amiguinho.

E continuando com nossa conversa sobre alimentação canina devemos dizer que em todas as fases de vida, é importante ressaltar a importância da água que deve ser servida à vontade, sempre limpa e fresca, lembrando que todo processo metabólico envolvido é dependente da hidratação adequada. Pela crescente importância dos animais em nossas vidas, a nutrição de cães e gatos caminha paralelamente aos avanços na nutrição humana, com grande foco em ingredientes funcionais que aumentam a qualidade e expectativa de vida, tornando a vida dos nossos companheiros mais saudável e longeva.

Portanto, ao procurar por uma ração para seu amiguinho escolha sempre aquela que se adeque a fase de vida que seu cão está, para que ele possa estar sempre bem. A alegria e bem estar de nossos cães é também nossa alegria e bem estar e juntos faremos nossos dias cada vez melhores.

Agradeço a vocês meus leitores pelo tempo dispensado e nos vemos em outro post.

Abraço a todos.

CPT - Centro de Produções Técnicas